A minha Lista de blogues

terça-feira, 23 de novembro de 2021


 A ave de voo e a época natalícia - na sua tenra idade!

Na terra natal da ave de voo - o frio e a neve eram simbologia do natal (...)


O tempo mudou e já quase nada é como dantes. Os anos passaram e os fatores climáticos sofreram enormes alterações. 

Os fortes nevões que embelezavam a paisagem e ao mesmo tempo parava tudo (as pessoas e os animais permaneciam no seu habitat) uma época de [inverno - natal] extremamente rigoroso. Algumas aves passavam muito frio e casos havia que não sobreviviam aos nevões que atingiam uma altura surpreende, cujos caminhos estradas,  árvores e montes ficavam cobertos de neve por um número indeterminado de dias.

No caso da ave de voo [protagonista - personagem] deste texto, ela (adorava a neve) pois tinha boas condições para permanecer no conforto do seu habitat. Onde os alimentos, o conforto quentinho e os agasalhos propícios para a neve nunca lhes faltavam. 
A ave de voo ansiava pela neve no natal, pois achava lindo, gostava imenso. Se eventualmente não nevasse no dia 24 de dezembro, antes da meia noite [entrega dos presentes] e hora de colocar o sapatinho junto à chaminé, ficava um bocadinho triste. No entanto, na manhã seguinte ao acordar estava uma camada de neve, ficava muito contente era lindo de se ver.


A ave de voo mãe era quem abria a janela pela manhã e dizia [olhai como nevou esta madrugada e está tudo coberto de neve - deixai-vos estar no quentinho que eu preparo o pequeno almoço/almoço]
Por um lado o cenário paisagístico todo repleto de neve e pelo outro a vontade de saber o que, o mítico pai natal colocou no sapatinho. De certeza que tem aqueles chocolates/bombons que tanto gostamos.



 Foram assim muitos anos, desde a nascença - infância - adolescência. Até que as alterações climatéricas se foram fazendo sentir a pouco e pouco. Então, nevava não em tanta quantidade, do tipo ficar uma semana ou duas até derreter
Nevava e havia neve durante 3 ou 4 dias, até a abrir um solinho que depressa derretia a neve.

  (comer bombons e escorregar na neve)                                     
                                                                (comer bombons e fazer bolas de neve)

Divertidas brincadeiras se os [adultos/aves passarões] não se lembrassem de dizer que não deixavam  [não que gelais]


     Lindo - lindíssimo cenário onde a neve era o ingrediente/presente principal do natal.

Os nevões tão apreciados!




in voodasaves/avesdevoo abs 23 de novembro de 2021








Sem comentários:

Enviar um comentário

Ave de voo